E o Oscar vai para...
Os vencedores do 2º Prêmio Reflexo Literário foram divulgados no último sábado, 29 de abril, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. O grande destaque da premiação foi o livro de poesia “Cada um sabe onde o poema aperta”, da escritora Viviane Viana. O livro conquistou o 1º lugar com 37.162 votos (86,3% do total de votos da categoria), mobilizando mais leitores a votar que os gêneros de melhor romance, drama, suspense e fantasia.
O livro de estreia na poesia de Viviane Viana trata de várias questões contemporâneas. Há poemas sobre violência contra a mulher, justiça social, intolerância e racismo. De acordo com a professora Ana Jurkiewicz, que assina a orelha da obra, parte do sucesso talvez seja explicado porque “a poesia de Viviane Viana se afasta da semiótica fria, que fez com que o gênero perdesse leitores ao longo dos anos”.
A premiação é uma iniciativa independente de escritores do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar a literatura e as artes. Os vencedores são eleitos pelo voto popular, exceto as menções honrosas e os homenageados, que são escolhidos pela comissão organizadora. Neste ano, foram 23 as categorias voltadas ao universo literário.
O Centro de Artes Casa da Rua do Amor foi um dos que receberam a menção honrosa. Trata-se de um espaço de arte e de cultura que atende crianças e adolescentes moradores de Santa Cruz e adjacências na zona Oeste do Rio de Janeiro. O local promove oficinas de artes, saraus, apresentações teatrais, entre outras atividades e ações sociais para o desenvolvimento da comunidade.
2023